Existem diferentes formas de comunicação científica, tanto escritas quanto orais. Os pôsteres são uma mistura de várias formas. Portanto, a elaboração de um pôster deve levar em conta ao mesmo tempo técnicas de redação científica e de palestras. Técnicas usadas na área de comunicação para fazer cartazes e outdoors também ajudam muito.
Vale lembrar que a mensagem contida em um pôster é apresentada em condições bem peculiares: geralmente, em uma sala lotada, com dezenas, centenas ou mesmo milhares de outros pôsteres sendo apresentados simultaneamente, concorrendo também com cocktails e cafezinhos. A maioria das pessoas que comparece a uma sessão de pôsteres está a fim de socializar; portanto, chamar a atenção e conseguir boas discussões é um grande desafio. Apesar dessas complicações, os pôsteres têm uma grande vantagem em relação às palestras: eles permitem uma interação mais pessoal e com menos restrição de tempo. O grande pulo do gato é saber como atrair os visitantes no meio da multidão.
Este guia foi feito para ajudar você a elaborar seus pôsteres de uma maneira mais eficiente, evitando desperdiçar seu tempo e seu dinheiro por não receber visitantes ou não conseguir ter conversas produtivas durante a sessão de apresentação. É sempre preferível apresentar uma palestra do que um pôster, contudo poucos têm essa oportunidade em congressos, sendo essa uma honra reservada aos colegas mais experientes ou com trabalhos mais inovadores. A esmagadora maioria dos participantes de um congresso comunica suas descobertas por meio de pôsteres. Portanto, dominar essa forma de comunicação é essencial para novatos que estão buscando seu espaço na comunidade científica. Vale destacar, entretanto, que um pôster e um resumo em um congresso não são publicações de verdade, mas apenas uma propaganda do seu trabalho, que têm a função de deixar as pessoas ansiosas pelo artigo de verdade.


Existem empresas especializadas no desenvolvimento e impressão de pôster científico e pôster para congresso. Faça uma visita a estes sites: www.postercientifico.com.br, www.postercongresso.com.br e www.modelodeposter.com.br e confira mais dicas para o desenvolvimento de seu trabalho.